BioLab
Laboratório

Câncer de Pele: Um Problema Internacional

07/02/2011

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, SBD, o câncer da pele vem aumentando sua incidência vertiginosamente em praticamente todo o mundo. "Nos Estados Unidos, onde os estudos epidemiológicos são regularmente realizados, cerca de 1.200.000 casos novos foram diagnosticados em 1999 e provavelmente 10.000 pacientes perderão a vida. Assim sendo, o câncer da pele representa um dos mais graves problemas de saúde pública, configurando uma 'epidemia silenciosa' que compromete não só a saúde da população, como também a economia de um país", esclarecem em sua home page.

No Brasil, a SBD estima que ocorrerão a cada ano, 100.000 novos casos de câncerda pele. "Os números atualmente disponíveis são escassos e irregularmente coletados. Entretanto, o câncerda pele não é valorizado nas discussões e publicações oncológicas, porque a sua mortalidade é baixa quando comparada aos outros cânceres. Por menor que sejam estes números no que se refere a mortalidade, sempre deveriam ser encarados como importantes, pois em relação ao câncerda pele, nós sabemos o que causa e quem vai ter. Portanto, trata-se do único cânceronde as medidas de atenção primária são melhores aplicáveis", alerta a instituição.

De acordo com a SDB, o câncerda pele é devido, principalmente, a uma causa evitável: a excessiva exposição ao sol sem a devida proteção, primordialmente, por indivíduos fenotipicamente predispostos. Trata-se, portanto, do câncermais prevalente no Brasil.

Os médicos da SBD alertam para a exaltação ao bronzeamento pela mídia, que se dirige principalmente ao jovem. Nesta idade é quando a ação solar se faz de forma mais intensa, "principalmente pelo longo tempo e forma inadequada de exposição".

A SDB defende a instituição de um programa nacional para o controle do câncerde pele, "bem estruturado e nas diferentes regiões do país" e propõe um trabalho preventivo, relacionando a uma ação educacional, e também uma ação dirigida ao diagnóstico precoce, uma vez que, quando identificado em tempo, o Melanoma, representante mais agressivo dos cânceres de pele, é perfeitamente curável. "O câncerda pele, como é sabido, apresenta uma evolução lenta, portanto, em condições de ser diagnosticado em suas fases menos agressivas", explicam os médicos. O programa defendido pela SDB pretende, como meta, que até o final do ano 2000, pelo menos 80 % da população tenha recebido uma mensagem veiculada sobre os danos causados pela exposição inadequada ao sol. A SDB acredita que "a epidemiologia do câncerda pele ocupará uma posição de destaque nas prioridades dos órgãos governamentais, quando houver uma percepção política do impacto científico das realizações dos profissionais dermatologistas".

Prevenir, Antes que Remediar

Segundo as informações do GMB, as pessoas de pele clara, que possuem menos melanina na pele (pigmento que dá a coloração escura) são as mais atingidas, pois a exposição ao sol não proporciona o bronzeamento e, sim, a queima da pele. E a pele, o maior órgão do corpo humano, é justamente a nossa capa protetora, que nos reveste e a primeira a sentir a ação de tudo que acontece externamente ao corpo.

Isso quer dizer que, para ter menor incidência de câncerde pele na idade adulta, o homem deve aprender a se proteger desde criança dos raios solares ocorrendo entre 10 e 15 horas, quando os raios UVA têm sua ação realçada.

De acordo com a engenheira química especializada em cosmetologia, Sônia Corazza, "a pele é a barreira de proteção do corpo, apresentando no seu sistema de defesa, uma proteína fibrosa chamada queratina, que absorve 60% dos raios UVB e 20% dos raios UVA. Em paralelo acontece um estímulo para a produção de melanina, um pigmento escuro de defesa, que tem como resultado visual o chamado bronzeamento".

A cosmetologista alerta para o fato de que "queimaduras severas antes dos 20 anos duplicam as chances de desenvolver câncerde pele durante a vida". Ao alertar para que nunca se exceda a 4 horas diárias de exposição ao sol, a especialista ainda dá a seguinte dica sobre tempo máximo que uma pessoa deve permanecer exposta ao sol, conforme seu tipo de pele, e qual o FPS (Fator de Proteção Solar) indicado:

· Pele Muito Clara: FPS 30, tempo máximo de exposição ao sol: 4h
· Pele Clara: FPS 15, tempo máximo de exposição ao sol: 4h30min
· Pele Média: FPS 8, tempo máximo de exposição ao sol: 3h44min
· Pele Morena: FPS 4, tempo máximo de exposição ao sol: 2h48min.
· Pele Escura: FPS 4, tempo máximo de exposição ao sol: 4 h.

Segundo a Associação dos Dermatologistas, o câncerde pele é tratável e sua ação é reversível, porém a prevenção ainda é a atitude mais indicada pelos especialistas. Verificar periodicamente o surgimento ou o aumento de manchas escuras, verrugas e pontos que coçam ou mudam de cor e, em caso de dúvida, procurar imediatamente um médico.

Sem esquecer de, ao mesmo tempo, respeitar a Natureza que envolve não somente a superfície da Terra, mas o alto dos céus, pois da integração de tudo isto depende nossa qualidade de vida.

 

Resultado de Exames

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, SBD, o câncer da pele vem aumentando sua incidência vertiginosamente em praticamente todo o mu...

Nem toda água é mineral. Com a chegada do verão, época em que aumenta o consumo de água, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Vi...

Banner
Banner
BioLab
Av. Getúlio Vargas, 1386 - Feira de Santana - BA,
CEP: 44035-010 - Tel.: (75) 3625-6244
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia

【丰胸效果】这个丰胸产品女孩胸部怎样变大问题现在令我很头疼,坦诚的说,一开始并没太注意也丰胸方法不在意自己胸部小的问题,所以也就习惯了,小就小呗!粉嫩公主酒酿蛋正品不放在心上, 也从来没有预料到“它”竟然成为影响我粉嫩公主酒酿蛋丰胸幸福生活的一个重要因素。